dezembro 21, 2006

Águas passadas e Bom Natal!

Há uns anos, ia pelo caminho a chutar as pedrinhas que apareciam pelo meio! Gostava de olhar as pessoas nos olhos, para ver a reacção delas.
Chegar a casa, pousar as coisas, fosse onde fosse! (Alguém acabava por arrumar.) Esticar-me no sofá e o que o mundo me dizia.
Sentar-me de pernas á chinês a escrever o que me passasse pela cabeça. Deixar as canetas em cima da cama, bem como a minha mãe detestava!
Acordar só quando o pequeno-almoço estava na mesa!
Chamar-te, só para ouvires o que tinha aprendido!
Ver-te a arrumar, com todo o cuidado, aqueles lenços.
Abrir aquela caixa e ouvir a música que me levava a sonhar…desejar que quando fosse “grande”, fosse como tu.
Passear-me pela casa com os teus óculos, os teus lenços, lábios pintados com aquele teu baton, e andar toda torta com aqueles sapatos, que me faziam senhora por momentos!
Fazer a árvore de Natal e tentar adivinhar o que me irias dar!
“-Vens-me tapar?”, para finalizar outro dia.
“-Quanto mais cedo adormecer, mais rápido é!
-Mais rápido?
-Sim! É só fechar os olhos…e já é amanhã! É um instante!”

As pedras continuam a ser chutadas, continuo a olhar as pessoas, a pousar as coisas em qualquer lugar, a ouvir o mundo. Continuo a escrever de pernas à chinês e a deixar as canetas na cama!
Continuo a ter a pontaria do pequeno-almoço!
Já não te vejo.
Os lenços estão fechados na gaveta! A caixa continua lá. De vez em quando abro-a, para ver se ainda toca. Os óculos estão junto dos lenços, o baton está sempre comigo e os sapatos….esses já não me servem!
Agora quem faz a árvore, sou eu!
Ninguém me tapa….eu enrolo-me nos lençóis!

Há coisas que mudam…mas o Natal fica sempre!

Bom Natal….com ou sem tapa-orelhas, para proteger do frio!

(: **

dezembro 09, 2006

Quase quase

“-Mãe…vens comigo às compras? Para comprar as prendas para o pessoal…



-Agora?



-Sim…vá lá! Assim ajudavas-me!



-Está bem…vamos lá!”







(Shopping ao fim da tarde…até que fica bonito, sem aquela correria toda!)







Natal quase quase a chegar! Já fizeram a carta ao Pai Natal? Vou ver se faço agora a minha!
As notas não vão ser grande coisa…mas pedir não custa nada! E este ano a carta até vai ser pequenina !







“-Está quase quase! Se bem que não escrevi nada!



-Deixa lá…é do tempo!”







Como o João diz…é do tempo :)







*Cheirinho a Natal!


dezembro 01, 2006

Verosímil

Hoje não me apetece



(“Só pensa num ouvinte universal”)



Não me apetece ouvir nada,



(“Aquilo que for de ordem científica é universal”)



Não me apetece ouvir ninguém.



(“Quando é pessoa, interfere!”)



Fechar os olhos.



(“A validade está na própria estrutura do raciocínio.”)



Viajar como o vento faz!



(“O essencial está aí!”)



Hoje não devia haver aulas.



(“A ideia da validade.”)



Hoje não devia haver teste…



(“Os símbolos lógicos.”)



Hoje…



(Silêncio)



Não me apetece nada!



(Cantar da ventoinha do retroprojector)







07/11/06











O Inverno chegou para ficar!



Lá estão as luzes pelo caminho…O cheiro a Natal…Aquele corre-corre!



E lá estão os amigos (Aqueles que estão sempre lá!), que transformam dias de chuva, em dias perfeitos. Que nos fazem rir das calinadas ditas nos testes…que nos pagam capuccinos, que cantam, que dançam…que estão sempre connosco a tornar estes dias frios, num calor especial!



Já só faltam dois testes e dois trabalhos! Depois….depois já me considero de férias!







Esta semana: Fez cem anos que António G. /Rómulo de C. nasceu. (poema perfeito….lido pela turma maravilha! Sim….e a Professora de Mat. Ficou emocionada! J )



Dia Mundial da SIDA . A luta continua!







***



outubro 14, 2006

19:00h de Outono

Há dois anos que mantenho um agradável “passatempo”. Depois daquelas explicações no Outono, ao som de Zeca Afonso (sinceramente, acho que é música de Outono!), pegar nos phones e fazer aquele caminho só com a minha companhia!



Não pode ser às 18.30h nem antes! Tem que ser mesmo às 19:00h.



19:00h de Outono:



Luminosidade bonita…tom alaranjado no ar! Calor de fim de dia a bater na cara; Sombras ténues; calma apressada a tentar fugir ao meu lado! Ver as expressões das pessoas (“Ui…aquele está com cara de dia não!”)! Principalmente…ver o Sol a despedir-se mais uma vez, e aquele tom alaranjado a desaparecer para deixar entrar aquele azul-escuro!







19:00h de Outono…melhor hora do dia!











( Quando se está constipada…toma-se umas gotas com sabor ao cheiro de raízes das árvores! (confusos? Mas é a verdade !) )







Bom Fim de Semana*