maio 25, 2009

Tudo o que a fizer sentir melhor.


Há quantos dias é que olhas para mim? Deves ver bem…ou então fixas-me (te) (em mim) para ver se consegues perceber alguma coisa. Sim, deve ser isso. Por que raio ia olhar para uma “esgroviada”? É, deve ver mal o Sr, coitadinho. Devia ter tomado banho…quando foi o último? À sim, foi ontem. Ainda estou apresentável. Estou?
É, deve ver mal o Sr…. Hum…interessante. Vês mal mas até és interessante. Pena que seja “esgroviada”, coitadinha!
.

“Pra” quê que continuo aqui a vir? Este gajo só me faz perguntas estúpidas às quais já sabe a resposta. Só sabe escrever com os óculos na ponta do nariz. (Deve ver mal também! Nem com óculos. ) Ainda por cima pago-lhe para isto! Pago?

- Então e hoje já vamos falar melhor, Maria?
- Sabe, na verdade não. Não me apetece, muito cedo. Como é que tem paciência? Calma, como é que TENS paciência? Desculpa, mas já venho aqui há meses, acho eu ,ganhei este direito, não?

(sinceramente não!)

- É como preferir!
-PREFERIRES! Nunca gostei de cordialidades da treta. Qual é mesmo a pergunta de hoje? Calma, Eu não sei o teu nome! Sei?
- Dr. Fernando!
- Não me enganas! O Dr. Não vem no nome. Sabes…vais ser o Fernandinho! És pequenino e tudo!


(não imaginas o quanto eu NÃO TE SUPORTO!)
-Tudo o que a fizer sentir melhor. Então vamos lá!


Pago a este gajo e este marmelo ainda se senta numa poltrona para me ouvir. Não, não me deito nisso. Não, não me sento. DÁS-ME SONO!

-Hoje vou falar em pé, está bem? Estou muito eléctrica. Acho que um homem me anda a perturbar. É bonito até, mas vê mal coitadinho. Sempre que apanho o comboio lá está ele a olhar para mim com uma caneta fluorescente na mão. Sabes, eu DETESTO coisas fluorescentes. Mas sabes o que é detestar?


(Sei! É o meu sentimento para contigo. Sou psiquiatra, não conselheiro matrimonial. O que vale é que ao menos me pagas!)


Por falar em detestar, eu DETESTO que comam a salada directamente da saladeira.
- Então e como se tem sentido?


(já falavas na tentativa de suicídio, não? Já lá vão 6 meses…)


- Ó Fernandinho, que simpático que és em perguntar! Sabes, eu nem gosto de cá vir…esses óculos irritam-me. Mas não tens culpa, não é? Vês mal…coitadinho. Mas voltando à questão….
Não sei…está um tempo mesmo manhoso não está?

(Sabes… esse “electricismo” todo é sinal que és uma perfeita doente. DOENTE! Estou farto de DOENTES!)


Mas continuando, detesto coisas fluorescentes. De resto está tudo na mesma.
- O que é estar na mesma?
- Ora, então, não sabes? Janto se me apetece, durmo se me apetece, choro se não me apetece, insulto quem me apetece…sabes, gosto de dizer tudo! Já disse que esses óculos te ficam mal e irritam-me?
-Já. Por acaso já. Mas não estamos aqui para falar de mim.
- Pronto, sendo assim vou embora, Hoje não me apetece. Adeus adeus, até à próxima que vou partir!
(não, ainda não me apetece falar do que queres ouvir! Para a semana talvez!)

-Até para a semana, Maria!

maio 24, 2009

pergunta/resposta (?)

Tinha-lhe pedido respostas e foi isso que ela lhe deu.
Não gostava da resposta. Respostas…sempre gostou delas, mas não daquelas.

Respostas.

Porquê? Por quem? Por quê? Para quem? Com quem? Onde? Por onde?

E foi respostas que ouviu. Não gostava daquelas respostas.
Silêncio, e foi silêncio que ouviu o dia todo. Resposta. Respostas. O silêncio tinha respondido.

Não gostava daquela resposta.

E a pergunta?~
Já foi feita há muito.

E a resposta?
Acho que não a tenho…

Então adeus.
Não afastes os teus olhos dos meus.

Já não são os teus.
Então adeus? Assim?

Não sei.
Fica…

Não sei se quero. Não sei se te procuro. Não sei o que procuro. Não sei…

maio 23, 2009

Sr. Fulaninho



Dia sim, dia não apanha o comboio das 09:24h. Chega perfeitamente a tempo ao comboio anterior, mas nunca gostou de ir apertada e aquele vai sempre cheio! Duas paragens- S. Bento.


Fato e gravata, camisa branca (sempre), mala na mão direita , óculos (nunca de sol) e lá estava o Senhor, sempre no mesmo sítio. Entramos sempre na mesma carruagem e lá vai o Sr. Sem nome para a sua cadeira do costume. (está sempre vazia…estará reservada e eu não sei?) Duas paragens e fico-me por ali.


Aposto que é bancário ou trabalha nos CTT, só pode. Cheira bem e tem cara de simpático, só pode.


Num dia em que o sono deixou ver, depois das duas paragens de comboio, das duas do metro, lá reparou que a gravata era dos CTT.

09:24h

Comboio
Duas paragens

Metro
Duas paragens.

Qual será o seu nome? Tem cara de Sr.João …(mas toda a gente se chama João?)

Às 09:24h lá entra ela no comboio. Encosta-se ao lado da porta e ali fica, mesmo que o comboio esteja vazio. Tira os Phones antes do Sr. Revisor lhe pedir o pass.


Duas paragens e lá sai ela apressada. Engraçado que quando parece que tem mais pressa, é quando lhe pedem informações. E ela, simpática, tira os óculos (sempre de sol), tira os phones e ajuda-os no que puder (à excepção quando o sono fala mais alto, lhe perguntam como ir para Gaia e manda-os para Matosinhos!). É educada a rapariguinha…


Dia sim, dia não, lá apanhamos nós o mesmo comboio.

Duas paragens.

Metro.

Duas paragens e ela sai.

Como se chamará ela? É a rapariguinha …

Senhor João não, todos se chamam João! A partir de hoje, Sr. Fulaninho!

maio 17, 2009

Casa Nova

Casa nova, aspecto novo!

Fico-lhe muito agradecida Sr. Ailaife pelo trabalho que teve em pôr os artigos todos aqui!

Obrigada a todos "que me leram", agora continuo aqui (: