junho 03, 2009

PseudoBalanço


Já fiz slide, já fiz rappel, já fiz escalada, já (tentei) fazer o pino contra a parede e saiu-me um valente mortal com bilhete directo para a cabeça embater na parede. Já dei um mergulho no meio do oceano e jurei para nunca mais (“ -Venha menina! Está óptima!” Mas será que as velhinhas açorianas não têm termómetro?). Já fiquei com o guiador da bicicleta nas mãos e continuei a pedalar (bilhete directo contra a parede! Mais outro!).


O meu irmão já me tentou estrangular (bem dita seja Sra. Empregada por não o deixar!), Já lhe atirei com uma faca ( bem dita má pontaria!). Já chorei de tanto rir, já ri por nervosismo. Já ganhei competições e já as deixei. Já pratiquei artes marciais durante muito muitoooo tempo e já desloquei o ombro direito mais de 5 vezes (na piscina!).


Já dei aulas e palestras. Já quis ser professora de natação, já quis ser “actora” (e não actriz !). Já gostei de matemática, depois deixei de gostar e voltei a gostar! Detestava andar de comboio e autocarro (agora é só o autocarro na lista negra!).


Já adormeci no dentista, já adormeci numa aula, já adormeci a comer sopa (segundo consta em gravações com mais de 17 anos! Eia, assim até pareço velha!).


Nunca gostei do meu nome e agora até começo a gostar. Nunca gostei que me agarrassem e continuo a não gostar! Nunca gostei de chocolate e agora que sou alérgica só o quero comer.


Nunca gostei de contar nada aos meus pais e continuo a não o fazer. Tinha que ser sempre a rainha das prendas no Natal e continuo a ser! Começo a chatear as pessoas com os meus anos, um mês antes. Penso no Natal logo depois dos meus anos. Nunca gostei da Páscoa e do S. João ( e continuo a não gostar!).


Já usei aparelho e às vezes até tenho saudades (já imaginaram 12 cores na boca? )

Um pseudo-balanço de episódios caricatos, ou não!
Agora só volto quando for mais velha ;)

maio 29, 2009

Ses.


Apetecia me entrar e ficar a ver-te dormir. Ver como tremes os olhos quando dormes profundamente. Respirar ao mesmo tempo que tu.
Às vezes penso como seria se eu tivesse conseguido. Sentirias a minha falta? Chorarias? Ou já nem isso conseguias fazer por mim?


Ainda tiras uma meia enquanto dormes? Ainda não consegues adormecer sem ninguém em casa? (esquece…isso sou eu. Era eu. ) Ainda não consegues dormir com uma mão que seja, fora da cama? (esquece…isso sou eu. Era eu. Agora até o chão da sala me serve.)

Ainda me abraçavas enquanto dormia? Ainda acordavas a meio da noite para me ver dormir, se eu não tivesse tentado? Se tu não tivesses ido… se eu não tivesse partido desde cedo. Se eu tivesse tentado….éramos nós?

Não! Não me liguem hoje. Não me venham tocar à porta para saber se estou viva. Não me venham falar. Não me liguem. Não perguntem por mim! Deixem-me ! DEIXEM-ME! Hoje nem ao Fernando , Dr, me apetece ir. Não, não me apetece ir esfragar-lhe a treta de vida dele na cara, nem falar mal dos óculos… coitado, ele até tem paciência! Mas não, hoje não! (hoje não? Já não pões lá os pés há um mês!)

(vibração do telefone)
(p’ra quê que ainda tenho isto em silêncio? Já não há bebé para acordar!)

“- Consultório
A chamar. “

EU DISSE PARA NÃO ME CHATEAREM!!!!

-“ Estô” sim?
- Maria? É o Dout… É o Fernando...
(o que é que este marmelo quer agora?)
-Sim , Sr. Doutor?
- Passa-se alguma coisa? A que se deve o seu desaparecimento?
- Detesto consultórios.
-Perfeito, eu também já ando farto deles. Dentro de dez minutos estou aí. Se a Maria não vem até aqui, vou eu até a si.

E desliga assim?! Eu disse que queria estar sozinha! DEIXEM-ME EM PAZ!


(campainha toca.)

Já?! Disseste DEZ MINUTOS! Detesto a porcaria dos telemóveis nos consultórios, só enganam!

(campainha toca) (outra vez)

-Maria?

Abro?

maio 25, 2009

Tudo o que a fizer sentir melhor.


Há quantos dias é que olhas para mim? Deves ver bem…ou então fixas-me (te) (em mim) para ver se consegues perceber alguma coisa. Sim, deve ser isso. Por que raio ia olhar para uma “esgroviada”? É, deve ver mal o Sr, coitadinho. Devia ter tomado banho…quando foi o último? À sim, foi ontem. Ainda estou apresentável. Estou?
É, deve ver mal o Sr…. Hum…interessante. Vês mal mas até és interessante. Pena que seja “esgroviada”, coitadinha!
.

“Pra” quê que continuo aqui a vir? Este gajo só me faz perguntas estúpidas às quais já sabe a resposta. Só sabe escrever com os óculos na ponta do nariz. (Deve ver mal também! Nem com óculos. ) Ainda por cima pago-lhe para isto! Pago?

- Então e hoje já vamos falar melhor, Maria?
- Sabe, na verdade não. Não me apetece, muito cedo. Como é que tem paciência? Calma, como é que TENS paciência? Desculpa, mas já venho aqui há meses, acho eu ,ganhei este direito, não?

(sinceramente não!)

- É como preferir!
-PREFERIRES! Nunca gostei de cordialidades da treta. Qual é mesmo a pergunta de hoje? Calma, Eu não sei o teu nome! Sei?
- Dr. Fernando!
- Não me enganas! O Dr. Não vem no nome. Sabes…vais ser o Fernandinho! És pequenino e tudo!


(não imaginas o quanto eu NÃO TE SUPORTO!)
-Tudo o que a fizer sentir melhor. Então vamos lá!


Pago a este gajo e este marmelo ainda se senta numa poltrona para me ouvir. Não, não me deito nisso. Não, não me sento. DÁS-ME SONO!

-Hoje vou falar em pé, está bem? Estou muito eléctrica. Acho que um homem me anda a perturbar. É bonito até, mas vê mal coitadinho. Sempre que apanho o comboio lá está ele a olhar para mim com uma caneta fluorescente na mão. Sabes, eu DETESTO coisas fluorescentes. Mas sabes o que é detestar?


(Sei! É o meu sentimento para contigo. Sou psiquiatra, não conselheiro matrimonial. O que vale é que ao menos me pagas!)


Por falar em detestar, eu DETESTO que comam a salada directamente da saladeira.
- Então e como se tem sentido?


(já falavas na tentativa de suicídio, não? Já lá vão 6 meses…)


- Ó Fernandinho, que simpático que és em perguntar! Sabes, eu nem gosto de cá vir…esses óculos irritam-me. Mas não tens culpa, não é? Vês mal…coitadinho. Mas voltando à questão….
Não sei…está um tempo mesmo manhoso não está?

(Sabes… esse “electricismo” todo é sinal que és uma perfeita doente. DOENTE! Estou farto de DOENTES!)


Mas continuando, detesto coisas fluorescentes. De resto está tudo na mesma.
- O que é estar na mesma?
- Ora, então, não sabes? Janto se me apetece, durmo se me apetece, choro se não me apetece, insulto quem me apetece…sabes, gosto de dizer tudo! Já disse que esses óculos te ficam mal e irritam-me?
-Já. Por acaso já. Mas não estamos aqui para falar de mim.
- Pronto, sendo assim vou embora, Hoje não me apetece. Adeus adeus, até à próxima que vou partir!
(não, ainda não me apetece falar do que queres ouvir! Para a semana talvez!)

-Até para a semana, Maria!

maio 24, 2009

pergunta/resposta (?)

Tinha-lhe pedido respostas e foi isso que ela lhe deu.
Não gostava da resposta. Respostas…sempre gostou delas, mas não daquelas.

Respostas.

Porquê? Por quem? Por quê? Para quem? Com quem? Onde? Por onde?

E foi respostas que ouviu. Não gostava daquelas respostas.
Silêncio, e foi silêncio que ouviu o dia todo. Resposta. Respostas. O silêncio tinha respondido.

Não gostava daquela resposta.

E a pergunta?~
Já foi feita há muito.

E a resposta?
Acho que não a tenho…

Então adeus.
Não afastes os teus olhos dos meus.

Já não são os teus.
Então adeus? Assim?

Não sei.
Fica…

Não sei se quero. Não sei se te procuro. Não sei o que procuro. Não sei…